29 de julho de 2010

Bela Lugosi's Dracula

Drácula (Dracula) é um filme estadunidense de 1931, do gênero horror, dirigido por Tod Browning. Produzido pela Universal Studios, o roteiro adaptou a peça de teatro homônima de Hamilton Deane e John L. Balderston, que por sua vez se baseia no famoso livro de Bram Stoker.

Sinopse


Na noite sinistra dos "Walpurgis", após uma travessia de carruagem pelos Montes dos Cárpatos na Europa Central, o advogado Renfield chega ao castelo do Conde Drácula na Transilvânia. Sua missão é finalizar o contrato de aluguel de uma propriedade em Londres, a abandonada Abadia Carfax, para o Conde. Ele não sabe mas seu nobre anfitrião é um vampiro, que se alimenta de sangue humano e só pode sair à noite, seja como um humano, ou transmutado em um morcego, lobo ou mesmo uma espessa névoa. O Conde deixa Renfield inconsciente com uma droga misturada a um vinho, o hipnotiza e o transforma em seu escravo. Renfield cuida para que Drácula seja transportado em seu caixão por navio, o Vesta, até Londres. Ao chegar ao porto da cidade britânica, a tripulação do Vesta está toda morta e o único aparente sobrevivente é Renfield, completamente enlouquecido e se alimentando do sangue de pequenos animais. Ele é enviado a um manicômio, enquanto Drácula começa seu ataque aos londrinos. Drácula atrai Mina Seward, filha do Dr. Jack Seward e que cuida do manicômio. Quando Mina passa a agir estranhamente, o Dr. Seward chama seu amigo, o Dr. Abrahan Van Helsing, que percebe que a moça foi vitimada por um vampiro. Ele encontra Drácula e logo o identifica como sendo a criatura que atacou Mina, pois o conde não reflete no espelho e sente repulsa por uma erva (que depois seria traduzido por alho). Então juntamente com o irmão de Mina, John, eles tentam impedir que o maligno conde continue com seus planos inumanos.

Elenco principal

* Béla Lugosi…Conde Drácula
* Helen Chandler…Mina Harker
* David Manners…John Harker
* Dwight Frye…Renfield
* Edward Van Sloan…Abraham Van Helsing
* Herbert Bunston…Doutor Jack Seward
* Frances Dade…Lucy Weston
* Joan Standing…Briggs
* Charles K. Gerrard…Martin

Curiosidades

O filme na verdade é um remake não autorizado do filme Nosferatu de 1922 do diretor alemão F.W. Murnau, por iniciativa do então jovem produtor de Hollywood Carl Laemmle Jr. O filme de Murnau já havia surgido com problema semelhante, pois a viúva de Stoker não autorizara a adaptação do livro de seu falecido marido, o que obrigou a que o nome Drácula não fosse citado. Tod Browning foi contratado como diretor, mas o ator que Laemmle queria para o papel de Drácula, Lon Chaney, não pôde participar do filme pois fora diagnosticado com câncer em 1928. Posteriormente, as dificuldades financeiras do estúdio forçaram Laemmle a abandonar um grande número de cenas, tornando a produção bem diferente do que o produtor desejava. O filme também não conta com uma trilha sonora original. (Em 1998 o compositor Philip Glass foi contratado para compor a trilha sonora do filme. O Kronos Quartet realizou a gravação, dirigida por Michael Riesman). O ator húngaro da Broadway, Bela Lugosi, acabou ficando com o papel, sem antes o estúdio tentar convencer o produtor a considerar outros mais conhecidos, como Paul Muni, Chester Morris, Ian Keith, John Wray, Joseph Schildkraut, Arthur Edmund Carewe e o ator de teatro William Courtney. Lugosi venceu a resistência dos executivos, inclusive porque acertou um salário bem abaixo do que seria o normal de ganhar, como protagonista. A interpretação de Lugosi com o jeito de falar exagerado e cômico de Drácula, levou a que muitos dissessem que o ator não sabia falar inglês, o que não foi confirmado. A produção teve problemas e conta-se que Karl Freund foi quem ajudou a finalizar a contento o filme. Na verdade Browning foi contratado por sua colaboração anterior com Lon Chaney, e possivelmente perdeu o interesse no projeto depois que o ator foi impedido de participar. O sucesso de Drácula fez com que a Universal continuasse a produzir mais filmes na linha de horror, iniciando no mesmo ano com Frankenstein. Depois foram lançados os igualmente clássicos The Mummy, The Invisible Man, Bride of Frankenstein e The Wolf Man. * Em 2000, Drácula foi selecionado para preservação pela National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América, dada a sua reconhecida importância histórica e cultural. * Tod Browning dirigiria Bela Lugosi em outro filme de vampiros: Mark of the Vampire, um remake de 1935 do filme London After Midnight.

Sequências

* Dracula's Daughter (1936), que continua a história do mesmo ponto da qual o primeiro filme terminou; * Son of Dracula, 1943, com Lon Chaney, Jr.; * House of Frankenstein (1944), com o retorno do Conde à vida; * House of Dracula (1948); * Abbott and Costello Meet Frankenstein (1948).

Nenhum comentário:

Postar um comentário