24 de outubro de 2014

Significado de Abrahadabra ou Abracadabra

Saudações Crianças da Noite!

Mais uma palavra me veio à mente ontem depois de pesquisar sobre “ra-tim-bum”… O que significaria Abrahadrabra, ou como os mágicos dizem: ABRACADABRA? Essa palavra, lembro me de ter visto em alguns textos que li sobre Aleister Crowley

Bom, mais uma vez fui pesquisar à repeito e trago à vocês algumas coisas interessantes encontradas.

ABRA HAD ABRA – a palavra do Æon de Hórus, emitida por Crowley durante o Grau de Magus. Soma 418, sendo a fórmula da Grande Obra. A palavra foi confirmada a Crowley, durante a Visão e a Voz, no Æthyr 27. O Anjo do Æthyr disse: “A palavra do Æon é MAKHASHANAH”. Crowley não acreditou, pois sabia que a palavra era “ABRAHADABRA”.Recorrendo a Cabala, descobriu que a gematria resultava em 418. O aparente erro foi uma prova de que o Anjo estava certo.
Note que ela possui 11 letras: 5 iguais e 6 diferentes. Simboliza o pentagrama unido com o hexagrama.

É uma palavra a ser estudada no Equinox I, V, “O Templo do Rei Salomão”. Representa a Grande Obra concluída além de ser um modelo de todas as operações mágicas menores. Ela é, de certa forma, por demais perfeita para ser utilizada em qualquer uma delas. Contudo, uma aplicação deve ser estudada no Equinox I, VII, “O Templo do Rei Salomão” onde uma invocação a Hórus é descrita. Atente para a reverberação das idéias, uma contra a outra. A fórmula de Hórus ainda não foi completamente trabalhada em detalhes para justificar um tratado sobre sua teoria e prática, mas pode se dizer que está para a fórmula de Osíris do mesmo modo que uma turbina para a represa.

Crowley (Aleister Crowley) acredita que Abracadabra era uma corrupção de Abrahadabra, o nome Gnóstico do Deus Secreto o Oculto, em O Livro da Lei, Abrahadabra é a palavra do Aeon em contraposição de Thelema, a palavra da Lei. As duas palavras somam igual aos dos números de Aiwass: Abrahadabra = 418; Aiwass = 418; Thelema = 93; Aiwass = 93. Quatrocentos e dezoito é também o número da Grande Obra, e o 93 é o número da corrente que a informa).

ABRACADABRA
: Hoje a palavra é normalmente usada como encantamento por mágicos de palco, principalmente por ilusionistas. Antigamente, porém, acreditava-se no poder de tal palavra para a cura de febres e inflamações. A primeira menção conhecida à mesma foi feita no segundo século depois de Cristo, durante o governo de Septímio Severo, num poema chamado De Medicina Praecepta (em um tratado médico escrito em versos), pelo médico Serenus Sammonicus, ao imperador de Roma Caracala, que prescreveu que o imperador usasse um amuleto com a palavra escrita num cone vertical para curar sua doença:

A B R A C A D A B R A

A B R A C A D A B R

A B R A C A D A B

A B R A C A D A

A B R A C A D

A B R A C A

A B R A C

A B R A

A B R

A B

A

De acordo com Godfrey Higgins, tinha origem em “Abra” ou “Abar”, o deus Celta, e “Cad”, que significa Santo. Era usado como um talismã, com a palavra gravado sobre um Kameas (Amuleto quadrado), transformando-se em um amuleto. Segundo Helena Petrovna Blavatsky, Higgins estava quase certo, o termo era uma corruptela da palavra gnóstica “Abraxas” e essa, por sua vez, era uma corruptela de uma palavra antiga sagrada copta ou egípcia, uma fórmula mágica que significava “não me firas”, sendo que seus hieroglifos se referiam à divindade como “Pai”. Era comumente utilizado sobre o peito sob as vestimentas.

A origem da palavra “abracadabra” ainda não foi totalmente esclarecida, havendo diversas teorias sobre a mesma:

“Eu crio ao falar“

Uma possível origem seria do Aramaico: אברא כדברא avra kedabra que significa “Eu crio ao falar”.

Bênção pela Palavra

Aqui há o ponto de vista de que a palavra deriva do Hebraico, ha-brachah, que significa bênção, e dabra, forma em Aramaico da palavra em Hebraico davar, que significa palavra.

Desapareça como essa palavra

Alguns argumentam que a palavra viria do Aramaico abhadda kedhabhra, que significa ‘desaparecer como essa palavra’. Acredita-se que tal forma era usada para combater diversas doenças.

Outras teorias

Outras teorias dizem que a palavra “abracadabra” deriva da união das palavras hebraicas abreg – ad – habra que juntas significam “fulmine com seu raio”. Há também a teoria de que “abracadabra” tenha surgido pela união das palavras celtas abra (Deus) – cad (Santo). Uma curiosidade notável a respeito de “abracadabra” é que a pronúncia da palavra é praticamente igual em quase todas as línguas.

Notas

O feitiço na série Harry Potter provavelmente veio da forma em aramaico “avada kedavra” ou similar, que significa aproximadamente “o que eu digo é destruído”.

No livro “O Símbolo Perdido” de Dan Brown, o autor também cita a origem da palavra como sendo do Aramaico, “avra kedabra”.

Para quem não conhece a banda DIMMU BORGIR, um dos últimos lançamentos dos caras chama-se exatamente ABRAHADABRA:



Fontes:

http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/ensaios/therion19.htm

http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_glossario.htm

http://www.imagick.org.br/pagmag/titio/crowleyv.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abracadabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário