28 de março de 2013

Os Sete Perpétuos

Neil Gaiman, um dos maiores criadores de HQs ao escrever Sandman nos legou sete personagens bastante interessantes: Os Perpértuos (Endless no original) que segundo a mitologia  da revista são mais poderosos que os deuses. Eles, que também são chamado de Os Sem Fim, são entidades antigas que dominam a essência humana ou descritos como "idéias envoltas em algo semelhante à carne".
Eles são irmãos que manifestam fisicamente conceitos metafísicos como Sonho, Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.

Gaiman ganhou o prêmio Bram Stoker de Melhor Narrativa Ilustrada com Noites Sem Fim, revista de 7 capítulos, cada um dedicado a um Perpétuo. Sandman, aclamado pela crítica e por alguns grandes escritores, como Clive Baker e Stephen King rendeu a Neil Gaiman os prêmios Eisner de Melhor Escritor por quatro anos seguidos de 1991 a 1994. A revista ganhou também os prêmios de Melhor Série em 1991, 1992 e 1993, além o de Melhor Reimpressão de Graphic Novel em 1991 e Melhor Graphic Novel de 1993. Neil Gaiman também levou o prêmio Harvey de Melhor Escritor em 1990 e 1991, e Sandman ficou com o prêmio de Melhor Série de 1992.

Os Perpértuos existem desde o início dos tempos e acredita-se estarem entre os mais poderosos seres do Universo. Gastam seu tempo cumprindo suas funções como personificações das forças naturais. Por exemplo, a Morte leva as almas dos mortos embora do reino dos vivos, enquanto Sonho supervisiona o reino dos sonhos, chamado de Sonhar e regulamenta a imaginação, os sonhos e a inspiração das pessoas.
Um mortal percebe os Sem-Fim de acordo com sua própria formação cultural, ou espécie. Porém, cada um dos Perpétuos, exceto Desejo, apresenta-se sempre no mesmo aspecto sexual: Morte como uma fêmea e Sonho como macho, por exemplo.

*Em inglês original, os nomes dos Perpétuos começam com D (Destiny, Death, Dream, Destruction, Desire, Despair, Delirium/Delight). *Em algumas publicações brasileiras seguiu-se o mesmo padrão (Destino, Desencarnação, Devaneio, Destruição, Desejo, Delírio), enquanto outras focaram na tradução original cujo é a que mais presenciamos nos Quadrinhos atuais e a maioria das antigas edições.

Eles não são conhecidos por terem nomes próprios, embora Sonho tem o hábito de coletar nomes diferentes para si. Em ordem de nascimento são:

Um comentário: