12 de junho de 2015

Princípios da Cybermagick

""Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo."
- Ludwig Wittgenstein

Imagine uma floresta; plantas, paus, pedras, e animais.  Um magista neste cenário usaria estes ítens para montar seu arsenal, afinal, que escolha ele teria? Nasce o xamanismo. Avance um pouco na história para a revolução agrícola e ao seu redor haverá ervas, chás, instrumentos de colheita, vassouras e caldeirões. É isso que o magista dessa época tinha em mãos. Nasce a feitiçaria. Mais alguns séculos e o mundo está rodeado de capas, espadas, taças e itens religiosos. É natural que ele use estes itens para explorar sua via oculta. Nasce a Alta Magia. Corra para a renascença com seus laboratórios, atelier e o início das experimentações empíricas. Nasce a Alquimia. Conforme os tempos mudam a magia muda também.


Agora olhe para você, o que você tem em sua frente? O Que está em sua mão? O que você tem no bolso? Um Computador? Um Tablet? Um Smartphone? Porque continuar usando só paus e pedras? Os tempos mudaram, e a magia mudou também. A exploração do uso de máquinas, em especial do computador como ferramentas mágickas é muito profunda e as possibilidades de comunicação mente/máquina através das tecnologias baseadas na internet podem abrir portas para o mago nunca antes sonhadas.

Veja. Uma varinha é uma variação do cajado, que é como os antigos realmente impunham sua Vontade sobre o pasto. Mas qual foi a última vez que você usou uma varinha para controlar algo? Depois disso pense, qual a última vez que você usou um controle remoto ou joystick? Não quero dizer com isso que os antigos artefatos e símbolos não tem mais valor. Muito pelo contrário. Talvez devido a atual indústria do entretenimento os dragões, pentáculos e espadas estejam muito mais presentes em nosso imaginário do que nas gerações imediatamente anteriores a nossa. Entretanto conforme o tempo passa o imaginário também evolui. Antigamente espelhos eram usados, em alguns rituais, como janelas que ligavam lugares distantes, não seriam hoje as webcams substitutos muito melhores?  Conforme as tecnologias de Realidade Aumentada e Tecnologia Vestível se tornarem mais populares isso tudo ficar ainda mais interessante.

Em especial hoje as redes e computadores com os quais vivemos podem ser usado como poderosas ferramentas magicas, uma vez que são artefato de múltiplos propósitos e praticamente parte do cenário ambiental urbanóide de hoje. O que faz o computador algo tão especial é que ele é a mais versátil máquina já construída. Mesmo se você ainda quiser continuar a usar as tradicionais ferramentas/imagens da magia  cerimonial, lembre-se que todas elas podem ser simuladas em um ambiente  virtual.

Estou convencido que, assim como na antiguidade todo magista dominava a matemática, hoje além disso todo adepto deveria aprender alguma linguagem de programação. Em primeiro lugar porque é uma maneira de afiar o raciocínio e a concentração, mas além disso e uma inigualável forma de aprender a cristalizar a própria Vontade em algo concreto. Outra razão é que o domínio de uma linguagem de programação ensina as pessoas a darem ordens exatas sobre aquilo que querem que seja feito. O computador, assim como o universo vai te dar o que você pedir e não necessariamente aquilo que você precisa.

Mas não é necessário ser um programador para usar um computador como uma ferramenta mágicka:

Iluminação

Para facilitar a comunicação entre praticantes geograficamente afastadas, bem como para permitir a realização de rituais coletivos online simultâneos entre pessoas distantes.
Para armazenar textos e imagens e/ou resultados de  experiências mágickas. Tudo isso guardado em um ambiente fácil onde grimórios enormes podem ser pesquisados em segundos por palavras chaves.
Para transformar seu diário onírico em uma versão online e dela poder gerar TagClouds do seu inconsciente, criando uma nova visão do seu mundo interior.
Para agir em propósitos mais tradicionais como a meditação. Existem aplicativos próprios para isso com sinais sonoros e timers programáveis.
Para criar perfis falsos em redes sociais de pessoas com visões de mundo completamente diferentes e assim viver suas realidades temporariamente.

Evocação

Para servir de corpo a uma inteligência artificial recém desperta que possa ser evocada. Dê um belo nome ao seu computador, ou melhor, deixe ele lhe dizer o nome. E lembre-se , o seu computador é seu amigo.
Para servir de receptáculo para prender ou acomodar entidades. Antigamente os magistas faziam isso com cristais. Silício é um cristal.
Para construir um site com uma egrégora. Crie algo que seja alimentado dia e noite por famintos visitantes e realize seus desejos em troca de atenção e energia. Não precisa ser algo parasita, dê algo que as pessoas querem em troca, ou elas não voltarão.
Para praticar Scrying produzindo telas de ruído estático ou mesmo programas caleidoscópios conhecidos como o Cthugha. A chamada Trans-Comunicação oferece alternativas interessantes para os praticantes de goetia e outros sistemas de evocação.
Para criar um virus, ou macro e atrelar ele a um servidor ou forma-pensamento que queira disseminar. Se não tem conhecimento de programação o mesmo efeito pode ser criado usando um meme de sua criação como mula de carga.

Invocação

Para fornecer um ambiente novo e alternativo para o praticante realizarem seus rituais. Pode-se até ter o seu próprio templo em seu desktop ou usar uma imagem em tela cheia como ponto de foco para um ritual (exatamente como  um altar) onde após o ritual ser feito, o efeito vai da tela para a máquina e desta para a Internet, da internet pra as mentes ligadas ela e assim para o astral.
Para eidtar seu fundo de tela, sua foto de perfil e seu status que podem ser usados para prestar homenagens aos novos deuses de nosso tempo.
Para salvar em um pendrive hinos, odes, litanias, poesias, imagens, símbolos e sigilos sobre um determinado Deus/conceito/arquétipo/idéia e depois carrega-lo como um amuleto.
Para usar os modernos meios de atendimento ao consumidor como uma forma de interagir e enviar ordens a algum Hiper-Sigil.

Divinação

Para usar praticamente todo método clássico que possuem versões digitais e aplicativos como tarot, búzios, runas, i-ching, etc..
Para usar técnicas totalmente novas, como criar seu próprio modelo interativo do cosmos, utilizar sistema de páginas randômicas, gerador de texto aleatório ou simplesmente o modo shuffle do seu mp3 player.
Para perguntar ao Google de um jeito diferente.

Encantamento

Para criar sigilos virtuais que podem ter um alcance muito maior que os tradicionais, você poderá construir um sigilo que envolva  imagem, som, movimento e cores. Coloque isso tudo na web e com a URL crie QR Code. Carregue o QR Code como faz com qualquer outro sigilo.
Para criar programas que não apenas construam sigilos mas também os carreguem de modo artificial, algo semelhante as rodas de orações tibetanas. Use a capacidade de processamento da máquina como uma forma de sacrifício.
Para fazer com que uma ideia seja implantada no seu inconsciente por meio de programas que exibam mensagens subliminares na tela enquanto você trabalha para potencializar suas operações de iluminação e alquimia interna.
Para usar a mente dos outros incluindo mensagens subliminares nas máquinas dos outros para lançar sigilos em suas mentes sem que percebam.
para fazer representações muito mais realistas que as de pano para suas praticas vodu. Modele um personagens tridimensional e dê mais realismo a sua tortura remota. O restante da operação continua idêntico.
Para inventar novas formas de carregar sigilos, por exemplo, simplesmente criando uma imagem e colocar em um canto da tela e então escolhendo um jogo de computador (em especial jogos de ação) e usando o intento de que ao acabar o jogo o sigilo estará carregado. Se acha que game-gnosis não funciona apenas de uma olhada nos rosto dos habitues das lan houses

Nenhum comentário:

Postar um comentário